"A moda que não atinge as ruas não é moda." (Coco Chanel)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Global stores

Aproveitando o ensejo do lançamento da Loja da Levi's em Natal... Surge a dúvida maior sobre o que seria uma global store, termo que vem sendo cada vez mais utilizado pelas grandes marcas e que a própria Levi's tem consagrado.

As tão comentadas global stores nada mais são que lojas padrões, de cada marca, que trabalham todos os produtos da mesma, mas com nichos específicos para o produto chefe, no caso da Levi's o Jeans 501. Esse tipo de loja normalmente é idealizado em cima da história da marca, trazendo sempre elementos característicos dessa trajetória. A idéia não é ser um museu ambulante ou de ar retrô, mas um ambiente de identidade, que seja a loja aqui, como no Japão você a identifique como sendo de determinada marca sem nem ao menos ler a placa.

Cada vez mais as grandes marcas sentem a necessidade de uma identidade que a faça ser reconhecida a quilomêtros em qualquer parte do mundo em que ela se encontre. Para tanto, cada vez mais tem-se utilizado o profissional de visual merchandising, que é primordial para a concepção das global stores, aliados a arquitetos que trabalhem em cima da concepção da marca vinculada ao mundo fashion.

Atualmente, a loja que melhor define e tem começado a testar o uso desse tipo de store é a Levi's, inclusive a primeira loja desse tipo da marca fora dos Estados Unidos foi lançada esse ano em São Paulo e a de Natal será a primeira no Nordeste. Mas outras marcas já vem tentando utilizar essa concepção, não de forma tão incisiva, mas como pré-ambulo para esse padrão que deve ser tendência. Entre elas estão a Lacoste, a Adidas, MAC.

A tendência não serão mais lojas que seguem o padrão exigido pela marca, mas lojas concebidas para serem únicas, mesmo estando espalhadas pelos mundo inteiro.



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