"A moda que não atinge as ruas não é moda." (Coco Chanel)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Testosterona: Blazer

Depois do primeiro post "Testosterona" recebi muitos comentários dos amigos, e-mails e mensagens comentando que tinham gostado e já com dúvidas e sugestões de assuntos que eles têm curiosidade e dificuldade. E, com esse clima chuvoso que anda fazendo por aqui e por ser uma das combinações masculinas que mais adoro, resolvei falar sobre blazer!

Com um bom blazer, de bom caimento e tecido, é possível fazer das mais diversas combinações, das mais casuais e noturnas às mais sofisticadas e profissionais, pois ficam bem com jeans, calças, sociais e de sarja; e, para os mais ousados, bermudas.

Primeiro vamos esclarecer a diferença entre blazer, paletó e terno!

O paletó faz parte do terno ou costume (que contém também um colete) e, em via de regra, apresentam o mesmo tecido e padronagem nas peças que os compõem.

Já o blazer é uma peça mais casual e despretensiosa, não tem uma calça par, seu comprimento e padronagem podem variar de acordo com o estilo, tendo normalmente como medidas máxima de comprimento os dos paletós. Entre os modelos de blazer há o esportivo, que pode apresentar detalhes mais esportivos como cotoveleiras de couro - que estão voltando à moda.


Os blazers mais encorpados e estruturados podem ser usados com calças sociais de padronagem diferente e até mesmo com gravata.



Os esportivos podem ser usados com jeans, camisas sociais e/ou diferenciadas, camisetas, sapatos sociais, sapatênis, chinelos de couro, e, até mesmo, com bermudas e tênis casuais. Nada de usar blazer com tênis esportivo, tipo de acadêmia, poooor favor.


Acessórios interessantes para acompanhar produções casuais de blazer são pastas carteiras e mochilas de couro, à la "meninos da Paulista". Segredo: fazem muito sucesso com a mulherada!

Quando o assunto é abotoadura, em via de regra, para os mais sociais, não importa quantos botões são, o último (contando de cima para baixo) sempre ficará aberto. E, o esportivos podem ser usados totalmente abertos.

E, por fim, para os mais ousados e com mais noções e estilo, pode-se misturar camisetas com capuz, com estampas e silks, sobreposições e bermudas com corte de alfaiataria. Pode-se usar com All Star e tênis casuais. Sempre levando em consideração as proporções e senso estético.


Boas marcas de blazer e que sempre têm boas propostas são a Siberian, TNG, Ellus, Armani, Reinaldo Lourenço, Alexandre Hertchcovich, Forum, Tom Ford, Triton, C&A.





Lembrando sempre que, na dúvida, menos é mais!

Espero, que tenha ajuda e digam ai o que mais vocês querem saber!


1 comentários:

Anônimo disse...

PEPE Jeans também tem bons Blazers, Desigual, Armani, Massimo Dutty, Dielmare, Salsa, Energy, Sixty, Diesel, etc... São outras marcas com Blazers fantásticos...


por Portuga... tu sabes quem é...