"A moda que não atinge as ruas não é moda." (Coco Chanel)

domingo, 14 de agosto de 2011

Império do efêmero

Eu acredito que quem quer conhecer mais sobre um determinado tema de interesse é preciso muita leitura e sempre que posso estou lendo, comprando, pesquisando livros sobre os mais diversos temas de Moda. E, acho válido compartilhar os que considero bons por aqui.

Quem já leu sobre moda ou tem uma mínima curiosidade "O Império do Efêmero" já deve ter sido de cabeceira. É meio antiguinho, 1989, mas continua muito atual. Inclusive, foi base de estudos da minha monografia. Ele nos leva a uma análise das profundidades da moda, das bases sociais e midiáticas envolvidas. Moda como um contexto social, não só como uma peça de roupa. Trabalha com os signos e a semiótica junto com a moda.


"Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências? Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, neste livro o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas."

É um livro de fácil acesso, inclusive, para os universitários ou com amigos universitários, tem nas bibliotecas da UFRN e da UnP. Além de ser facilmente achado nas livrarias e na internet. O preço médio é de R$ 35,00.

0 comentários: