"A moda que não atinge as ruas não é moda." (Coco Chanel)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Do it yourself!

Após o post sobre os shorts jeans da Sabrina Sato algumas amigas pediram se eu tinha algum passo-a-passo de como detonar em casa seu jeans e que ficasse com a aparência legal e não aquela "ai-meu-Deus-tá-com-cara-de-cafona!". Então atendo aos pedidos segue um "do it yourself"!

Mãos à obra e vamos rasgar os jeans!

Você vai precisar de:
· Peça em jeans
· Algum material duro pra apoiar e proteger a peça embaixo (tipo caderno)
· Giz de lousa ou de costura
· Tesoura afiada
· Estilete afiado
· Pedra pomes (aquela de pé)

#1: Primeiro, vista seu jeans e, com o giz, marque os locais onde você deseja o efeito: cós, joelhos, dobras do tecido no quadril, cotovelos, punhos, golas...

#2: Retire a peça, ponha o apoio entre o tecido pra proteger o outro lado e pra ficar mais duro e, com algum desses itens acima, comece a raspar seu jeans. Pedra pomes e lixa fazem desgastes e estilete e tesoura rasgam mais fácil.

#3: Raspe sempre no sentido horizontal, pois se rasgado, vai desfiar (isso ocorre pelo sentido da trama do tecido). Eu particularmente prefiro usar o estilete, dá pra ir devagarinho, só fazendo aquele puído e depois ir aumentando a pressão, mas eu sou muito ansiosa e gosto de resultados mais eficientes! Vá devagar, sem muita pressão pro atrito ser semelhante ao que aconteceria com o tempo, e assim você corre o risco de estragar menos sua peça e ir vendo o resultado que quer certinho. Cuidado com rasgos, não os façam muito grandes pois a tendência com o uso é aumentar! Se cortar com tesoura, esfregue a pedra pomes depois para já desgastar as fibras.

#4: Depois de terminado, molhe a calça e centrifugue na máquina de lavar pro efeito ficar mais real ainda.


O próximo passo-a-passo vou ver se faço sobre "acid jeans" - aqueles manchados ou completamente desbotadinhos!

Denise Barcelos

5 comentários:

LUANA disse...

já fiz bastante isso em shorts... atualmente tenho uma calça, meu xodó!!!
beijos = D
Luana

http://decaronanamoda.blogspot.com

Gabi Coelho disse...

Adorei a dica! Já cortei uma calça para fazer um shortinho boyfriend que hj é o meu xodó! Quem sabe não me arrisco a fazer esse efeito em algum outro jeans?!
bjoooo

http://btoshop.com.br

IaraBasílio disse...

A faço muito isso!
mais o geito que eu faço e com gilete a deitado e passo ele tira a parte azul e fica só as listrinhas brancas... adooro!
to te seguindo tá?

xero
http://www.babadodamoda.blogspot.com/
Iara

Backstage Das Blogueiras RN disse...

nada se joga fora, tudo se recicla
adoro custumizar minhas peças, principalmente as jeans


venha conhecer o mais novo blog de natal,backstage das blogueiras. como o nome já diz, "por traz dos bastidores das bloqueiras" onde fazemos entrevistas com os estilistas, consultores de moda e blogueiras. Para conhecermos um pouco mais sobre nossas amigas Phynas da blogosfera natalense. é quem sabe você tambem poderá esta lá!

http://www.backstagedasblogueiras.blogspot.com/

xero
Vanessa Santos

Janine França disse...

aii eu só tenho a dar boas risadas, minha mãe me deu uma calça dessas quando era mais nova, chorei horrores pq achava que era uma calça velha e desbotada...aiai...rsrs

bjnhs

http://biologadelsalto.blogspot.com