"A moda que não atinge as ruas não é moda." (Coco Chanel)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Good memories!



Estava eu semana passada no Twitter (@nisecb) e postei uma foto com o André Lima (@ANDRELIMABR), quando eu vejo ele responde meu post! Lógico que na hora choquei total. Essa foto tinha sido tirada em 2008, ele foi nosso primeiro entrevistado e matéria de lançamento do Passarela Potiguar, quando era site mesmo - no dia 06 de julho de 2008 eu e minha duplinha Anna Claudia apresentávamos nossa banda do TCC e o site!

E, não foi que ele em conversa lembrou da gente!!! Eu fiquei dando pulinhos na sala, lóoogico! E, foi quando surgiu a idéia de postar aqui a matéria feita na época, q. Preciso nem dizer que foi uma honra enorme entrevistar um dos caras que mais admiro na moda nacional!

Bonitas, segue abaixo, a matéria original com as fotos! Espero que curtam tanto quanto eu curti em fazer a matéria!

OUTONO-INVERNO 2008

ANDRÉ LIMA APRESENTA EM NATAL A SUA COLEÇÃO

Com muita simpatia e receptividade, André Lima, passa por Natal mostrando o seu toque de brasilidade


Nada mais impressionante e contagiante do que ver um criador admirando sua criação, e a forma como lhe encanta o próprio trabalho. E, foi esse o cenário para a realização da entrevista com o renomado estilista brasileiro André Lima durante o coquetel de lançamento de sua coleção Outono-Inverno 2008 na Maison Thereza Tinôco.

De forma descontraída, esse paraense trouxe a sua coleção desfilada no último São Paulo Fashion Week - SPFW. Apesar da sua marca registrada ser as estampas, o estilista inovou trazendo para a passarela o preto e as formas, o que ele mesmo denominou como um desafio.

A criação

Dando a vivacidade dos trópicos ao inverno, o estilista utiliza as cores, que se contrapõem ao preto. Seguindo a tendência mundial, trouxe os curtos, que podem ser usados nas mais diversas ocasiões, e os longos com caudas volumosas. Uma coleção que valoriza o corpo da mulher brasileira de forma sensual, feminina e elegante.

Demonstrando de forma enfática que odeia o ambiente acadêmico, ele busca inspiração para suas coleções nas ruas, no cinema e na arte. Criando suas peças para serem usadas tanto a noite quanto durante o dia, mesmo que ele assuma que as mesmas sirvam para ir a um casamento. Com bom gosto e feminilidade, as peças vêm em tecidos fluidos e silhuetas que valorizam o corpo da brasileira. Sem seguir uma cor especifica, apesar da predominância do preto, a coleção traz cores e cortes que cabem no gosto das clientes.

André salienta,“o momento que estamos passando é de evolução com uma coleção voltada para uma mulher cada vez mais urbana. É um olhar que deixa de ser quase que unicamente uma roupa de festa, para se tornar um olhar sobre o guarda-roupa dessa mulher contemporânea”.

Quando perguntado sobre o que seria “vestir-se bem” ele esclarece e afirma que isso é bem relativo. “Eu não diria

‘bem-vestida’, eu diria ‘elegante’. Acho fundamental que você esteja em primeiro lugar conectado com você mesma. Afinal de contas, existem pessoas que usam a mesma roupa há 10, 15, 20 anos e são lindas e elegantes. Elegância, antes de mais nada, é um grande espelho, com uma boa dose de auto-estima, um pouco de ‘simancol’ e atitude.”

André Lima destaca que mercado está cada vez mais ávido de novidades e os estilistas brasileiros estão cada vez mais ousados e autorais a fim de atender a um público cada dia mais exigente.

O estilista e a moda Masculina

A grande novidade do estilista em seu último desfile foi o lançamento da coleção masculina, intitulada “Pequenos Estudos de Desejo”. Que segundo ele surgiu da própria necessidade de consumo após ter emagrecido e sentir falta no mercado de algumas peças. Por enquanto, é uma coleção bem pequena, com alfaiataria, camisaria, camisetas, mas que tem tudo para crescer e ganhar espaço no mercado.

O mercado brasileiro

Apesar dos estilistas e da Moda brasileira serem cada vez mais bem vistos e conceituados no exterior, André esclarece que seu trabalho é “voltado para o Brasil e para a mulher brasileira”. Ele que já realizou desfiles e vende para alguns locais fora do país explica que o processo de produção para esse tipo de mercado precisa ser muito bem planejado, já que o “time” de entrega é diferente e somente agora o Brasil está começando a se desenvolver em forma de mercado de Moda, como as escolas e a indústria têxtil.

Quanto à próxima coleção? Ele só adiantou que já está trabalhando. Quanto aos consumidores? Só resta esperar o próximo SPFW e mais um espetáculo de cores e vida e aguardar que as suas coleções masculinas também cheguem em Natal. Enquanto isso, aproveitar essa coleção tão bem elaborada e espontânea como seu criador.

(*Reprodução permitida desde que citada a fonte)

Denise Barcelos

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